A Universidade Paulista, UNIP, é uma universidade privada com sede em São Paulo. Possui unidades por todo o país, bem como por todo o estado de São Paulo. Ela foi criada em 1988 a partir da junção do Instituto Unificado Paulista, do Instituto de Odontologia Paulista e do Instituto de Engenharia Paulista.
A UNIP oferece cursos nas mais variadas áreas de conhecimento. Além dos cursos de graduação, a UNIP oferece cursos de pós-graduação lato sensu, de mestrado, de doutorado, de extensão e à distância. Atualmente a UNIP conta com mais de 200 mil alunos, além de possuir 27 campus que somam 65 unidades de ensino. Oferece cursos de graduação tecnólogos, tradicionais ou à distância, divididos humanas, exatas e biológicas.
A UNIP é uma universidade muito procurada e abrange todo o Brasil, com unidades em Manaus, Goiânia e Brasília, por exemplo. O maior número de unidades se encontra, no entanto, no estado de São Paulo, em locais como Araçatuba, Araraquara, Bauru, Cantareira, Campinas, Jundiaí, São Paulo, Limeira, entre outros.
Os cursos
A UNIP, Universidade Paulista, oferece cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu, de mestrado, de doutorado, de extensão e à distância. O ingresso nos cursos de graduação é feito por meio de um exame de vestibular, e o candidato pode escolher entre curso de graduação tradicional, à distância ou tecnólogo.
Os cursos de graduação estão distribuídos em biológicas, exatas e humanas. Alguns cursos da área de biológicas são, por exemplo, biomedicina, nutrição, farmácia, enfermagem e fonoaudiologia. Alguns dos cursos na área de exatas são arquitetura e urbanismo, engenharia civil, química, engenharia mecânica, física, desenho industrial, ciência da computação e matemática. Por fim, alguns dos cursos de humanas são pedagogia, moda, turismo, letras, direito, administração, geografia, jornalismo, psicologia e relações internacionais.
Ingresso
O ingresso na UNIP se dá por meio de um exame de vestibular. Todos as pessoas que tenham concluído o ensino médio podem participar, sendo que as provas abrangem os conteúdos vistos ao longo da trajetória escolar. Também é possível o ingresso na UNIP por meio de transferência entre instituições de ensino superior.
Existe uma pontuação mínima que deve ser atingida e varia de curso para curso. Atingida essa pontuação por meio da prova de vestibular, o candidato foi aprovado e pode realizar a matrícula. Além do vestibular, há também a possibilidade de ingresso por meio do ENEM.
O vestibular UNIP
O vestibular da UNIP ocorre diversas vezes por ano e envolve a aplicação de uma prova tradicional ou agendada. O candidato pode prestar no primeiro ou no segundo semestre a entrada na instituição, sendo que provas são aplicadas quase todos os meses. A UNIP trabalha, portanto, com regimes semestrais. A inscrição para o vestibular da UNIP pode ser feita até 24 horas antes da realização da prova e há possibilidade de isenção de taxa de inscrição, dependendo da situação financeira do candidato. Quem preferir pode realizar a prova por meio de agendamento, para tanto, é preciso ligar para a UNIP ou entrar no site para marcar um dia. Em ambos casos, a duração mínima da prova é de 1 hora e máxima de 2 horas.
Tanto a prova tradicional quanto a prova por meio de agendamento envolvem questões de múltipla escolha. Estas questões abrangem as disciplinas de geografia, história, língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, física, química e biologia. São 25 questões multidisciplinares e uma redação em língua portuguesa. Cada questão da prova possui peso 4 e a redação tem valor máximo de 40 pontos. A redação tem grande peso e é obrigatória para todos os candidatos, seja por meio da prova tradicional ou por meio da prova agendada.
Deixe uma resposta